sábado, 26 de outubro de 2013

Laelia purpurata - "A princesa do sul"

Cattleya Purpurata, porpulamente conhecida como Laelia Purpurata, é uma orquídea endêmica do sul e sudeste do Brasil, típica de Mata Atlântica. É a flor símbolo do Estado de Santa Catarina. Sabe-se que em torno de 1846, o francês François  Devos, coletou alguns espécimes da ilha de Santa Catarina ( hoje Florianópolis ). Espalhando-se rapidamente por coleções na Europa.
Laelia Purpurata
As purpuratas apreciam uma umidade relativa do ar elevada, sendo entre as Laelias, uma das mais exigentes neste quesito. Outro fator importante no cultivo diz respeito às estações. A inexistência de frio, como acontece nos estados do Norte e Nordeste, comprometem muito as floradas. As plantas podem até vegetar bem, mas as floradas, quando ocorrem, apresentam poucas flores e de tamanho reduzido.

Toleram grande variação de temperatura em seus habitats, mas o ideal é cultivá-las em locais onde a temperatura varia de 15 a 32 graus centígrados, com intensa luminosidade, sem sol direto, como no cultivo das Cattleyas em geral.

Laelia Purpurata no Habitat, orquídea de hábito epífita

A planta tem em torno de 20 a 40 cm de altura, folhas grandes e pseudobulbo desenvolvido. É do tipo simpodial, com rizomas  que "caminham". As flores são grandes 6,5 x 6,5 cm até 13 x 13 cm, pétalas delicadas em branco com variações de rosa  e o labelo com mácula cor púrpura.




Seu cultivo pode ser em ripado com cobertura de sombrite com sombreamento de 40%. As regas devem ser regulares o ano todo diminuindo no inverno. O substrato pode ser o mesmo para qualquer espécie epífita, casca de coco, casca de pinus, substratos de drenagem rápida. Elas gostam de vasos bem rasos. Evitar transplantes e cortes de mudas. Gostam de clima mais frio.

Observa-se o crescimento simpodial da planta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário