Cattleya kerrii |
Orquídea encontrada no sudeste da Bahia, descrita por Brieger e Bicalho em 1967, na região litorânea em florestas claras e úmidas, nas quais o solo é predominantemente arenoso e, em alguns locais, alagado. Consequentemente o clima é quente e úmido durante o ano todo
Habitat onde a Cattleya Kerrii vegeta no sudeste da Bahia. |
A floresta local é formada principalmente por árvores finas e altas (talvez devido à pobreza do solo e estimulada pela competição por luz), o que permite boa luminosidade no interior da mata. As Cattleya Kerrii vegetam nestas árvores mais finas, em geral no meio dos troncos.
Cattleya kerrii nos troncos das árvores mais finas. |
Planta epífita de pseudobulbos longos, podendo variar de 6 a 20 centímetros. É monofoliar, porém não raro as plantas podem apresentar algum pseudobulbo bifoliado .Na Cattleya kerrii a haste floral é emitida na extremidade distal do pseudobulbo, junto à folha, e apresenta de uma a três flores por haste floral. As flores apresentam-se na cor rosa-claro até tons mais escuros. O labelo, por não apresentar afins com outras espécies, ajuda a identificar a Cattleya kerrii. Ele dobra-se para trás, formando duas pequenas saliências, uma de cada lado. As cores do labelo são muito variadas mas normalmente apresentam-se em cor amarelo-claro, com raias vermelhas.
Na C. kerrii Brieger & Bicalho a haste floral é emitida na extremidade distal do pseudo bulbo junto à folha, e apresenta uma a três flores pôr haste floral. As flores apresentam-se da cor rosa claro até tons mais escuros. O labelo não apresenta afins com outras espécies ajudando na identificar a Cattleya kerrii Brieger & Bicalho, ele se dobra para trás formando duas pequenas saliências, uma de cada lado. As cores do labelo são muito variadas mas normalmente apresenta-se na cor amarelo claro com raias vermelhas.
Foto da Cattleya kerrii em seu habitat. |