Neste último sábado, dia 28 de junho, tive a honra de apresentar na ACEO - Associação cearense de orquidófilos uma palestra sobre as Serras úmidas cearenses e novas ocorrências de Orchidaceae para o Ceará. Foi muito especial por ter sido no mês em que se comemora o dia do Orquidófilo dia 22 de junho, dia escolhido por ser o nascimento de Barbosa Rodrigues, um dos maiores botânicos brasileiros.
A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) foi fundada em 26 de outubro de 1977, com o nome de Sociedade Cearense de Orquidófilos. Reestruturada e rebatizada em 21 de abril de 2007, é uma entidade civil, cultural, preservacionista, técnica e científica, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Fortaleza.
Os associados se reúnem uma vez por mês, na Casa de José de Alencar, encontro que acontece sempre no terceiro sábado de cada mês, a partir das 15h. Nessas ocasiões, todos levam vasos floridos, o que resulta em pequenas exposições. Além dos informes e da distribuição do “Boletim ACEO”, uma publicação mensal, são dadas palestras, promovem-se discussões, analisam-se algumas flores expostas no local e faz-se o sorteio de plantas. Esporadicamente, acontecem encontros informais na residência dos associados, onde há visita ao orquidário, bingos e sorteios.
Palestra de Marcelo Carvalho na ACEO deu significado especial à reunião de junho
Com muita didática e conhecimento, Marcelo prendeu a atenção dos presentes.
Os orquidófilos fizeram questão de posar ao lado do palestrante
Terezinha foi a grande felizarda na rifa de uma Vanda florida.
A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) realizou sábado passado, dia 28/jun, uma de suas reuniões mais movimentadas, com a apresentação de palestra que despertou vivo interesse entre todos os presentes. O expositor foi Marcelo Carvalho, que trabalha comosommelier (atendente de vinhos), desenvolvendo, paralelamente, intensa atividade como naturalista amador e estudioso da Botânica, atuando também em movimentos de defesa do meio ambiente, como o Greenpeace e o Pró-Árvore. Nos últimos anos, ele vem explorando, com especial dedicação, a cobertura vegetal das serras cearenses. O resultado foi a descoberta de várias espécies que ainda não constavam da relação de orquídeas que ocorrem em nosso Estado. (O conteúdo da palestra, dada sua relevância, será objeto de nova postagem, ainda esta semana, no www.orquidofilos.com)
Após a exposição de Marcelo Carvalho, a ACEO comemorou o Dia do Orquidófilo (que transcorreu a 22 de junho), realizando o sorteio de 10 mudas de orquídeas, entre espécies e híbridos oriundos do Orquidário Santa Bárbara. Também foram sorteadas plantas oferecidas por um dos associados. A “sorte grande”, porém, sorriu mesmo para Terezinha Gomes, contemplada com uma Vanda Pure’s Wax ‘Patchara’ florida, que foi retira do orquidário da Associação para animar uma rifa. Os recursos arrecadados se somam ao esforço para realização do 8º FestOrquídeas, em novembro próximo.
Causou especial alegria, nessa reunião, o fato de alguns associados, que se encontravam afastados por motivos diversos, terem retornado ao convívio da ACEO.
A ACEO, cujo símbolo é uma representação estilizada da Cattleya labiataLindley, espécie encontrada nas regiões serranas do Ceará, tem entre seus objetivos:
- Reunir pessoas que tenham interesse pelas orquídeas e dar continuidade ao trabalho realizado pela Sociedade Cearense de Orquidófilos;
- Lutar pela preservação das espécies de orquídeas em seu meio ambiente e apoiar programas visando à pesquisa de espécies nativas, sua reprodução e reintrodução em seus habitats;
- Compartilhar informações técnicas com entidades correlatas e estimular a publicação de trabalhos técnico-científicos ligados ao mundo das orquídeas;
- Promover exposições, feiras, cursos, palestras, seminários, simpósios e outros eventos que contribuam para divulgar a orquidofilia;
- Desestimular a coleta predatória de plantas nativas;
- Levantar e reconstituir a história da orquidofilia cearense.
Diretoria
A atual Diretoria da ACEO (gestão 2013/2015) está assim constituída:
A Diretoria Executiva:
- Presidente – Vera Lúcia Matos Coelho
- Vice Presidente – Antonio Estanislau Souza Queiroz
- Primeira Secretária – Cláudia Sales Silva
- Segunda Secretária – Michelle Canário Passos
- Primeiro Tesoureiro – Francisco Juvêncio de Andrade Neto
- Segunda Tesoureira – Elza Ferreira da Silva
- Diretora de Eventos – Juliana Coelho Carvalho
- Diretor Técnico e Científico – Luiz Wilson Lima Verde
- Diretor de Comunicação – Italo Gurgel
- Diretora de Patrimônio – Rafaela Cláudia Pereira da Silva
Conselho Fiscal e Deliberativo:
- Clarismar Boussaingault
- Francisco Edmilson Costa
- Thomaz Antonio Sidrim